Pular para o conteúdo

PayPal o que é e como funciona o serviço

PayPal o que é e como funciona o serviço. O site de pagamento online promete uma maneira conveniente e segura de transferir dinheiro digital. Entenda o que é o serviço, como foi criado e como funciona o PayPal. O mesmo promete uma maneira conveniente e segura para pessoas e empresas movimentarem dinheiro para suas compras e vendas. O site, que funciona como carteira digital, teve seu sistema desenvolvido nos Estados Unidos e é pioneiro em serviços de pagamentos online. 

O PayPal armazena os dados pessoais e bancários dos usuários que podem realizar pagamentos a crédito não apenas em computadores, mas também com aplicativos em celulares Android e iOS (iPhone). Para quem opta por pagar por débito direto em conta bancária, não há necessidade de utilizar cartões, códigos token ou inserir senha. Basta inserir seu e-mail e senha e realizar sua compra com apenas alguns cliques e toques.

A vantagem de usar o PayPal é que informações como dados bancários e números de cartão de crédito não são compartilhadas com os vendedores no momento da compra. Caso queira utilizar o serviço basta criar uma conta no site, o cadastro é possível tanto para pessoas físicas que irão utilizá-lo para realizar compras, quanto para empresas que irão vender seus produtos pelo mesmo sistema. Veja o que é PayPal e tudo o que o guia traz abaixo:

PayPal o que é e como funciona o serviço.
PayPal / Foto Canva Pró.

1- PayPal: como funciona?

Quando quiser usar o PayPal, você tem que abrir sua conta de graça na plataforma. O usuário insere os dados do cartão de crédito de marcas como Mastercard ou Visa. É possível cadastrar conta bancária no HSBC, Itaú, Santander e Citibank e realizar compras exclusivamente em sites brasileiros.

Somente o usuário tem acesso às suas próprias informações, como números de cartão de crédito e contas bancárias, que não são compartilhadas com nenhum fornecedor. Outra garantia prometida ao comprador é que caso o produto não seja recebido ou o pagamento esteja incorreto, o PayPal devolverá o dinheiro. O PayPal é sempre gratuito nas compras em sites brasileiros. Sites estrangeiros podem incorrer em taxas ou impostos de conversão de moeda.

Para os consumidores, o PayPal oferece opções de pagamento de duas a 12x. A taxa de juros para essas compras parceladas varia de 5,5% a 13,5%.

2- Principais características do PayPal:

As principais funcionalidades do PayPal incluem: compras com cartão de crédito; efetuar pagamentos diretamente de uma conta bancária; pagamentos em lojas físicas através do aplicativo PayPal com possibilidade de bons descontos em lojas parceiras.

3- Quais lojas usam PayPal?

Existem milhares de lojas no Brasil que trabalham com o sistema de vendas PayPal. Os produtos e serviços oferecidos pelas lojas são divididos em artigos esportivos, beleza e saúde, casa e decoração, compras coletivas, conteúdo digital, educação, moda, turismo e entretenimento, entre outros.

Segundo o PayPal, o dinheiro é devolvido em caso de compras não autorizadas ou se o produto não chegar em sua casa. 

Veja as garantias do “Programa de Proteção ao Comprador”. A gestão do PayPal promete esta solução a quem aderir ao programa no prazo de 45 dias após a transação.

Para evitar compras não autorizadas, o PayPal monitora todas as solicitações de compra e normalmente responde em três segundos. Este serviço, que avalia opções de risco, é gratuito para compradores online.

4- PayPal: Transações com cartão de débito.

Os usuários do PayPal têm a opção de pagar com cartão de débito. Não há nenhum custo para isso. No entanto, taxas e impostos podem ser aplicados para transações no exterior.

Para pagamentos a débito, a primeira opção será sempre utilizar o dinheiro do saldo da sua conta PayPal, depois poderá cobrir o resto dos seus pagamentos escolhendo outra forma de débito.

5- PayPal: Transações com cartão de crédito.

O comprador poderá utilizar cartões de crédito MasterCard e Visa, nacionais e internacionais. Quando um usuário registra seu cartão de crédito em sua conta PayPal, as informações são armazenadas de forma segura. Os números de cartão de crédito nunca serão exibidos em sites, varejistas e lojas.

6- Aplicativo PayPal:

Você pode acessar o serviço via PayPal Mobile. Com ele, o usuário da conta pode enviar e receber pagamentos pelo celular ou tablet. O serviço já está sendo usado em aproximadamente mil estabelecimentos como restaurantes e outros comércios.

Rede Suplicy Cafés tem projeto piloto como loja física parceira do PayPal no Brasil — Foto: Divulgação/PayPal

O PayPal também oferece um aplicativo para Android e iOS (iPhone). O usuário pode assim se conectar a lojas e restaurantes que aceitam pagamentos por meio do serviço. Através deste aplicativo é possível cadastrar dados de diversos cartões de crédito e contas bancárias e realizar transferências.

A seção “Loja” do site permite que os compradores acessem uma lista das lojas mais próximas deles. O aplicativo também informa a distância entre o consumidor e a loja, além do endereço completo. Graças a este serviço, o comprador pode evitar filas em restaurantes, por exemplo, ao finalizar a compra, retirar o pedido e pagar ao mesmo tempo.

Um presente dado para você, são ofertas de promoções e cupons, disponíveis no App.  Esses cupons aparecerão na conta do usuário e trarão economia nas compras em lojas físicas.

7- PayPal: Benefícios para os consumidores.

Os benefícios oferecidos a quem usa o PayPal incluem segurança na hora de fazer compras online, já que não há necessidade de compartilhar o número do seu cartão de crédito com os vendedores , Então, a possibilidade de efetuar pagamentos diretamente de conta bancária, sem a necessidade de inserir dados bancários (o serviço está disponível para correntistas no HSBC, Itaú, Santander Citibank).

  • oferecer um serviço gratuito de proteção contra fraudes;
  • descontos e promoções para quem utiliza o aplicativo móvel PayPal em celulares e tablets;
  • e claro a possibilidade de adquirir o produto sem sair de casa.

Fonte: https://www.paypal.com/