Pular para o conteúdo

Payoneer o que é e como utilizá-lo para aceitar pagamentos de clientes internacionais

 

Payoneer o que é e como utilizá-lo para aceitar pagamentos de clientes internacionais. Freelancer no exterior é um tema que desperta a curiosidade de muitos empreendedores.

E um dos problemas que suscita diversas dúvidas está relacionado com as formas de aceitação de pagamentos em dólares ou outra moeda estrangeira. Por isso, hoje falarei um pouco sobre como utilizar o Payoneer para receber pagamentos de clientes internacionais e quais as principais vantagens da plataforma.

Quem acompanha o blog já viu na matéria sobre freelancer internacional que receber rendimentos em dólares por projeto através de uma conta corrente tradicional não é uma boa ideia, pois as taxas são muito altas e o processo pode levar dias. Dessa forma, vale muito mais a pena se cadastrar em uma plataforma de pagamento internacional como o Payoneer, que é uma opção que utilizo e gosto muito. Abaixo explico detalhadamente como tudo funciona. Vamos dar uma olhada, certo?

Payoneer o que é e como utilizá-lo para aceitar pagamentos de clientes internacionais.
Payoneer/ Foto Canva Pró

O que é Payoneer?

A sede do Payoneer é nos Estados Unidos, sendo ele um fintech de pagamentos. É uma das maiores plataformas de pagamento transfronteiriças construída para oferecer a freelancers e prestadores de serviços formas fáceis de pagar e receber de empresas e mercados em todo o mundo.

Como dissemos, Payoneer oferece opções para realizar e receber pagamentos. Mas como estamos nos concentrando aqui em receber pagamentos de clientes internacionais, vou me concentrar nas quatro opções que a plataforma oferece para você receber pelo seu trabalho freelance no exterior. Vamos:

 

Pagamentos de outro usuário Payoneer: uma das maneiras mais fáceis de usar a plataforma é quando seu cliente também possui uma conta Payoneer e efetua um pagamento com o saldo que possui.

Pagamento direto via solicitação: Se o seu cliente não for usuário Payoneer, você pode enviar uma solicitação de pagamento e oferecer a opção de cartão de crédito e débito bancário ACH (somente nos EUA).

Pagamento de marketplaces: Payoneer tem integração com sites de empregos freelance como Appen, Fiverr, Upwork e Workana. Portanto, se você usar essas plataformas para conseguir empregos, poderá ser pago por trabalho freelance internacional através do Payoneer. A mesma coisa acontece se você vende cursos online em sites como Udemy ou se vende fotos para bancos de imagens como Shutterstock, iStock e outros. Na verdade, até sites como Wish, Amazon, Adobe e Airbnb usam Payoneer para enviar e receber pagamentos.

Pagamento por meio de contas de remessa: Outra opção para receber pagamentos pelo seu negócio freelance internacional é usar contas de remessa, como contas bancárias locais no país associado, e aceitar pagamentos em moedas como dólares, euros, libras e próximas.

O Payoneer é seguro?

Sem dúvida, a segurança é o primeiro ponto que você deve considerar na hora de escolher uma plataforma de pagamento internacional.

Respondendo à pergunta do título, Payoneer é confiável e super seguro. Além de atuar há mais de 15 anos, a empresa é regulamentada, o que significa que deve seguir rígidos procedimentos de segurança.

Ah, e segundo informações de seu site, a plataforma tem implementado controles cada vez mais robustos e também investido no relacionamento com líderes financeiros, tudo para proteger os lucros dos usuários e lançar uma ferramenta mais segura.

Vale destacar também que a Payoneer foi fundada em 2005 e já conta com mais de 5 milhões de clientes e 24 escritórios globais. Poderíamos dizer que temos um pioneiro no espaço fintech que construiu um unicórnio lucrativo com um alcance verdadeiramente global.

Payoneer vs PayPal: quais são as vantagens?

Se você está procurando uma plataforma para receber por trabalhos freelance no exterior, já deve ter pensado em usar o PayPal, principal concorrente da Payoneer.

Ambos os sites são seguros e confiáveis ​​e fornecem essencialmente os mesmos serviços. No entanto, Payoneer tem algumas diferenças que acredito que afetam muito a experiência do usuário, como:

Permite enviar solicitações de pagamento e monitorar o tráfego até que o dinheiro chegue à conta;

Existe opção de saque em caixa eletrônico;

Pode ser integrado a diversas plataformas de trabalho freelance, o que torna mais fácil e rápido conseguir dinheiro pelo trabalho realizado;

Isso garantirá menos perdas com taxas.

 Comparação de taxas: Payoneer vs PayPal.

 

Um dos pontos em que o Payoneer se destaca em relação ao PayPal é o baixo custo das taxas. E nem preciso dizer o quanto isso é importante, pois quanto menores os honorários, maior será a margem de lucro do freelancer internacional. Basta olhar para alguns dos custos de cada plataforma (dados de outubro de 2022):

 

Para receber pagamentos:

Para receber pagamentos de contas PayPal no Brasil, a tarifa é de 4,79% do valor da transação + tarifa fixa de R$0,60. Se for do exterior, o preço é de 6,4% do valor da transação.

Não há taxas para receber pagamentos de outras contas Payoneer. É gratuito independente da conta ser do Brasil ou do exterior. Pode haver uma taxa de 1% para recebimento através de uma conta de confirmação local, uma taxa de 3% para pagamentos com cartão de crédito e uma taxa de 1% para débito bancário nos EUA. Ah, e os pagamentos do marketplace podem ter taxas específicas.

Com o PayPal, a taxa de câmbio utilizada para conversão de moeda é de 3,5% para recebimentos e 4,5% para envio de pagamentos.

Com Payoneer, a taxa de câmbio é de 2%, tanto para envio quanto para recebimento.

 

Como usar o Payoneer: passo a passo.

 

A inscrição no Payoneer é totalmente gratuita. E isso pode ser feito pelo site ou app da plataforma. Confira o passo a passo de como abrir uma conta na Payoneer e utilizar o serviço:

 1- Como criar uma conta Payoneer:

  • Acesso à Plataforma;
  • Clique em “cadastrar”;
  • Preencha todos os campos de cadastro;
  • Fornecer dados para segurança;
  • Preencha seus dados bancários para receber pagamentos;
  • Leia os termos;
  • Clique em enviar.

 2- Como ser pago por freelancer internacional com Payoneer:

Ao trabalhar como freelancer no exterior, basta enviar ao cliente um link de pagamento ou dados de conta bancária para transferência, sempre pela plataforma. Para pagamentos, a Payoneer oferece aos seus clientes internacionais a opção que melhor se adapta às suas necessidades, por exemplo: cartões de crédito, cartões de débito ou transferências.

 3- Como acessar os valores depositados:

Os pagamentos são depositados diretamente em sua conta Payoneer, onde você terá acesso imediato aos fundos. Ou seja, você pode sacar em um caixa eletrônico, transferir para uma conta bancária local, efetuar pagamentos diretamente na plataforma ou investir.

Fonte: https://www.payoneer.com/