Pular para o conteúdo

Como consultar o FGTS Veja aqui

Como consultar o FGTS Veja aqui. Para consultar o saldo das contas do FGTS, os trabalhadores têm diversas opções, seja presencial ou online.

Veja quais são as formas de como consultar o FGTS.

Na agência Caixa; pelo site da Caixa (usando seu PIS/PASEP), através de SMS, por e-mail, através do aplicativo FGTS. Seja bem vindo e aproveite nossas dicas de Como consultar o FGTS.

Como consultar o FGTS Veja aqui.
Como consultar o FGTS / Foto Canva

Como consultar o FGTS no celular:

O FGTS pode ser consultado facilmente pelo aplicativo do celular. Confira o passo a passo:

  • Basta baixar (disponível para IOS e Android);
  • Cadastre-se ou faça login utilizando seu CPF e senha cadastrados;
  • Olhe os termos e informações, condições e após faça a confirmação;
  • Aperte no “Saldo Total FGTS” em principal menu.

Como consultar o FGTS no site da Caixa:

Para visualizar o site da Caixa Econômica, basta:

  • Acesse www.caixa.gov.br/extrato-fgts clicando neste link;
  • Digite seu número de NIS ou CPF e clique em “cadastrar senha”;
  • Ler e aceitar os regulamentos;
  • complete os campos com todos os seus dados pessoais;
  • Crie uma senha com até 8 dígitos, incluindo letras e números, e confirme;

Você será redirecionado novamente para a tela de login, portanto preencha o campo NIS ou CPF, digite a senha cadastrada e clique no botão Acessar.

Como consultar FGTS por SMS:

Para fazer uma consulta via SMS, siga estes passos:

  • Acesse este link;
  • Cadastre-se ou faça login utilizando seu CPF e senha cadastrada;
  • Aperte em FGTS no espaço esquerdo da sua tela;
  • Clique em “Serviços Móveis”;
  • Por fim, basta cadastrar seu número para receber SMS.

Como baixar FGTS:

Na cessação do contrato de trabalho, o empregador deve comunicar à Caixa a cessação do vínculo laboral, sendo que caso a cessação reúna uma das condições especificadas, o saldo deverá estar disponível na conta do trabalhador no prazo de cinco dias úteis.

No caso de rescisão do contrato por mútuo acordo, o trabalhador deverá comparecer à agência CEF a partir do quinto dia útil, contado a partir do dia em que a empresa pagou a multa pela rescisão.

O valor pode ser transferido para outra conta de sua preferência por meio do aplicativo FGTS ou o saque pode ser feito em agência da Caixa ou agência lotérica, dependendo do valor a ser sacado.

Saques de até R$1.500 podem ser feitos em caixas eletrônicos com a senha do seu cartão de identificação ou em uma casa lotérica com documento de identidade com foto, RG (e senha). 

A partir de R$3 mil, o saque só poderá ser feito em agência da Caixa e mediante apresentação de documento oficial com foto. Documentos adicionais são necessários dependendo do caso. Veja a lista de documentos no site da Caixa.

Como baixar FGTS pelo aplicativo:

Hoje há mais de uma escolha. É possível escolher um método como saque emergencial ou saque-aniversário e um local para sacar dinheiro. Para sacar pelo aplicativo, basta transferir o valor necessário para outra conta de sua preferência.

Em caso de rescisão do contrato, se a rescisão atender a uma das condições estabelecidas, o saldo estará disponível para saque em até cinco dias úteis.

Baixe o aplicativo FGTS (aplicativo IOS, aplicativo Android):

  • Cadastre-se ou faça login utilizando seu CPF e senha cadastrados;
  • Reveja as informações feitas, condições e termos, depois faça a confirmação;
  • Na parte “meus saques”, aperte em “minha conta bancária” e “cadastrar conta”;
  • Escreva os seus dados bancários pedidos e aperte em Confirmar.

Após 48 horas, a conta estará cadastrada no aplicativo e será possível transferir valores.

Para que serve o dinheiro do FGTS?

Existe um fundo de investimento gerido pela Caixa Econômica onde são alocados recursos selecionados. Embora não seja utilizado pelo trabalhador, é utilizado pelo governo para financiar projetos de infraestrutura, saneamento básico e construção de moradias.

Como funciona o saque-aniversário do FGTS:

O Saque Aniversário é uma modalidade de FGTS que permite sacar uma parte do saldo da conta todos os anos no mês de aniversário do trabalhador. Apenas uma porcentagem é cobrada dependendo do valor do saldo.

Em caso de rescisão do contrato, o trabalhador poderá rescindir o equivalente a uma multa rescisória.

Confira a tabela de valores:

O prazo de saque inicia-se no primeiro dia útil do mês de aniversário do colaborador e o valor do saque é calculado com base no valor da conta, podendo ser utilizado até o último dia útil do 2°mês a seguir. Diferença entre contas FGTS ativas e inativas.

As contas ativas são aquelas que permanecem ativas, ou seja, continuam a aceitar depósitos, sendo a conta associada à empresa atual. Contas inativas são contas que deixaram de receber qualquer valor do empregador em razão da rescisão do contrato de trabalho.

As contas do FGTS têm rendimento?

O FGTS tem correção mensal da TR (Taxa Referencial), mais rentabilidade de 3%, mas também há pagamento de bônus anual.

O bônus anual surge como juros dos recursos do FGTS utilizados na construção de programas de infraestrutura pública.

Ficou definido que a partir de 2019 os lucros auferidos serão distribuídos entre os trabalhadores. A distribuição é feita com base no lucro do ano anterior, e quanto maior o saldo nas contas do funcionário, maior será o valor recebido.

Alguém pode sacar dinheiro do FGTS?

Não. FGTS só pode ser sacado em casos de demissão sem justa causa ou acordo entre as partes. No caso de trabalhador demitido por justa causa, o empregador não é obrigado a pagar multa de 40% do FGTS. Nesse caso, o trabalhador deverá ficar pelo menos 3 anos sem vínculo empregatício formal para ter direito ao cancelamento do FGTS, com algumas exceções como aposentadoria, compra de casa própria, doença grave, idade igual ou superior a 70 anos, ou em caso de falecimento, membros da família podem pedir demissão.

Fonte: https://www.caixa.gov.br/