Pular para o conteúdo

Benefício Vale Gás – Aprenda a Solicitá-lo

Deseja saber se é elegível para o Benefício Vale Gás, mas não sabe por onde começar? Descubra todas as informações abaixo e faça a solicitação agora mesmo! O governo federal criou um serviço chamado Benefício vale Gás. Foi estabelecido com o objetivo de ajudar as pessoas a superar a dificuldade financeira na compra de gás de cozinha, que continua com preços elevados.

A principal finalidade do programa é minimizar o impacto causado pela pandemia e pelos constantes reajustes nos preços do gás de cozinha e de combustíveis. O programa foi criado para ajudar famílias registradas no Cadastro Único que seguem as regras estabelecidas pelo governo para se qualificar para o benefício.

Ademais, o programa ajuda diversos tipos de beneficiários, não apenas as famílias cadastradas, mas também aquelas cuja chefe da família é uma mulher que sofreu violência doméstica e está sob proteção.

beneficio-vale-gas-aprenda-a-solicita-lo
beneficio-vale-gas-aprenda-a-solicita-lo

Mais Informações sobre o Benefício vale Gás

O benefício é pago a cada dois meses aos cidadãos elegíveis, em um valor correspondente à metade do preço médio do gás de cozinha. As famílias recebem 50% do valor médio de um botijão de gás a cada dois meses. O botijão tem um peso comum de 13 quilos.

De acordo com a regulamentação governamental, o valor definido é baseado no valor obtido pelo Sistema de Pesquisa de Preços (SLP) e pela Agência Nacional do Petróleo. Em geral, as informações do SLP levam em consideração o preço médio no final do ano passado, quando o botijão custava R$ 102,48. Como resultado, o pagamento bimestral para as famílias foi de R$ 51,24.

Segundo o Ministério da Cidadania, todas as famílias registradas no Cadastro Único que são responsáveis pelos beneficiários selecionados devem ser consideradas. Além disso, o pagamento é feito pelo programa Auxílio Brasil, através do cartão da Caixa Econômica Federal, que é responsável pelo pagamento.

A data de pagamento leva em consideração o Número de Identificação Social (NIS) final divulgado mensalmente pelo calendário da instituição financeira. O valor do Benefício vale Gás é depositado junto com outro benefício e pode ser sacado no mesmo dia.

Auxílio Gás e Benefício vale Gás

Na história do Brasil, já existiu um Auxílio Gás muito semelhante ao atual Benefício vale Gás. Ambos foram criados pelo governo federal. O primeiro foi estabelecido em 2001 e ajudou os brasileiros que eram beneficiários da previdência, juntamente com o Bolsa Escola e o Bolsa Comida.
Todos esses programas foram criados durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso. Quando o presidente Lula assumiu o cargo, eles foram incorporados ao Bolsa Família. Hoje, eles são chamados de Auxílio Brasil, juntamente com o Auxílio Emergencial.

O valor recebido pelos beneficiários do programa é financiado pelo Ministério de Minas e Energia e está beneficiando milhões de famílias carentes em todo o país

O Vale Gás é um benefício importante para muitas famílias que enfrentam dificuldades financeiras, especialmente em tempos de crise como a pandemia que estamos vivendo. Ele foi criado com o objetivo de ajudar a reduzir o impacto do alto preço do gás de cozinha no orçamento das famílias mais carentes e vulneráveis.
Se você está em dúvida se tem direito ao Vale Gás ou como solicitar o benefício, é importante seguir as regras estabelecidas pelo governo e se cadastrar no CadÚnico. Uma vez cadastrado, você poderá receber o benefício bimestralmente, de acordo com o valor médio do gás de cozinha e as informações do Sistema de Pesquisa de Preços e da Agência Nacional do Petróleo.

Auxílio complementares Vale Gás e Auxílio Brasil

Vale lembrar que o Vale Gás e o Auxílio Brasil são benefícios complementares, e por isso os beneficiários recebem os pagamentos de forma uniforme. Se você está enfrentando dificuldades financeiras e precisa de ajuda para comprar o gás de cozinha, não deixe de conferir se você tem direito ao Vale Gás e fazer a solicitação o mais rápido possível.